Notícias
Receita Federal alerta para golpe que intima contribuintes para regularização de dados cadastrais
A Receita Federal divulgou um comunicado para alertar os contribuintes contra um golpe aplicado por meio de correspondências.
A Receita Federal divulgou um comunicado para alertar os contribuintes contra um golpe aplicado por meio de correspondências.
As cartas fazem uma "intimação para regularização de dados cadastrais" e são identificadas com o logotipo e o nome da Receita Federal. Contudo, direcionam o destinatário para um endereço eletrônico que não pertence à Receita Federal.
O Órgão esclarece que essas correspondências não são enviadas pela Receita Federal. “A finalidade do golpe é tentar extrair dados fiscais e bancários dos cidadãos. Em caso de recebimento de carta como no modelo abaixo, ignore a “intimação” e não acesse o endereço eletrônico mencionado”, orienta.
Alterações cadastrais
Quem precisar fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais deve utilizar o site da Receita Federal. O serviço está disponível no e-CAC, para acesso somente pelo próprio contribuinte ou seus procuradores legais. Lembramos que é possível acessar o e-CAC gerando um código de acesso, caso não possua certificado digital.
Veja abaixo um exemplo de carta falsa:

Links Úteis
Indicadores de inflação
Dados não disponíveis no momento.
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.1503 | 5.1533 |
| Euro/Real Brasileiro | 5.94177 | 5.95593 |
| Atualizado em: 06/04/2026 13:05 | ||