Notícias
Governo estuda medidas para taxar funcionários que atuam como PJ (Pessoa Jurídica)
Buscando arrecadar mais para equilibrar suas contas, o governo olha para o processo de “pejotização” dos empregados das empresas, ou seja, aqueles funcionários que criam um CNPJ para prestar serviços como Pessoa Jurídica (PJ) com o intuito de rec
Buscando arrecadar mais para equilibrar suas contas, o governo olha para o processo de “pejotização” dos empregados das empresas, ou seja, aqueles funcionários que criam um CNPJ para prestar serviços como Pessoa Jurídica (PJ) com o intuito de receber mais e aliviar os encargos sobre a Folha de Pagamento da empresa. Ainda mais agora que a reforma trabalhista está em discussão no Congresso e que tem como efeito colateral um estímulo dessa prática.
Por isso, o Presidente da República, Michel Temer, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira, discutiram no mês de maio uma edição numa Medida Provisória para obrigar as empresas prestadoras de serviço a arcar com encargos que atualmente incidem sobre a Folha de Pagamento.
De acordo com o jornal Valor Econômico, Eunício explicou que a ideia é que os encargos como INSS, PIS, ISS e Cofins já cobrados sobre a prestação de serviços seriam recolhidos pela empresa tomadora e descontado do pagamento realizado às prestadoras. Dessa forma,
O resultado seria basicamente uma simulação do processo com os trabalhadores CLT, em que os descontos são realizados na Folha de Pagamentos.
Revés
Com todo a crise política que o Brasil está vivendo e com a paralisação da reforma no Congresso, André Moura (líder do Governo no Congresso) confirma que há discussões sobre esse tema, mas que nenhuma decisão foi tomada.
Aliás, devido às atuais circunstâncias, é mais provável que o governo de Temer tente evitar maiores modificações nesse momento para não atrapalhar a tramitação das reformas que já estão enroscada. Além disso, como lembram alguns senadores, no ano que vem dois terços do Senado serão renovados e o governo agora enfrenta um grande desafio de impopularidade.
Portanto, é provável que ainda não vejamos alguma mudança nesse sentido no curto prazo, mas vale a pena ficar com os olhos abertos para os próximos capítulos.
Links Úteis
Indicadores de inflação
03/2025 | 04/2025 | 05/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | -0,50% | 0,30% | -0,85% |
IGP-M | -0,34% | 0,24% | -0,49% |
INCC-DI | 0,39% | 0,52% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,51% | 0,48% | 0,35% |
IPC (FIPE) | 0,62% | 0,45% | 0,27% |
IPC (FGV) | 0,44% | 0,52% | 0,34% |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,43% | 0,26% |
IPCA-E (IBGE) | 0,64% | 0,43% | 0,36% |
IVAR (FGV) | -0,31% | 0,79% | -0,56% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.5102 | 5.5132 |
Euro/Real Brasileiro | 6.39386 | 6.41026 |
Atualizado em: 25/06/2025 03:15 |