Notícias
Quatro dicas para a empresa perder tempo e dinheiro
A rotina dá uma falsa impressão de segurança, só que o mercado muda e é preciso mudar sempre também
Exame.com
Lidar com a falta de tempo e dinheiro faz parte da rotina da maioria dos pequenos e médios empresários. Horários e orçamentos apertados fazem muitas empresas estagnarem por anos. Mas estes recursos limitados não podem ser uma desculpa para não implantar melhorias no seu negócio. “Há palestras e workshops que são gratuitos e podem auxiliar o empreendedor”, afirma Alexssandro Mello, coordenador técnico dos cursos voltados às pequenas e médias empresas do ProCED-FIA.
A longo prazo, adiar determinadas atitudes custam tempo e dinheiro para os empreendedores. Para Edison Kalaf, professor de empreendedorismo da Business School São Paulo, é normal que empresários sejam avessos a mudanças. “A rotina dá uma falsa impressão de segurança, só que o mercado muda e é preciso mudar sempre também”, explica.
1. Banir o treinamento para equipe
O crescimento e a sobrevivência de uma empresa dependem de um bom relacionamento entre a equipe e o gestor. Adiar treinamentos que agilizam processos e melhoram a dinâmica da empresa é uma forma de perder dinheiro e tempo no futuro. Para Kalaf, a eficiência não acontecerá sem capacitação. “O elemento mais importante de uma empresa hoje são as pessoas”, afirma.
Além disso, Mello enfatiza a importância de focar em detalhes de gestão de pessoas como as políticas de reconhecimento da empresa. Dessa maneira, o engajamento da sua equipe com a empresa virá naturalmente.
2. Fugir das leis trabalhistas
A admissão ou demissão de um funcionário podem trazer uma grande dor de cabeça ao empresário que não segue à risca as leis trabalhistas. A longo prazo, a probabilidade da empresa ter que lidar com um processo legal na Justiça é grande. “Isso fará com que o empreendedor pense dez vezes antes de demitir um funcionário”, afirma Kafaf. Não seguir as leis pode dar certo no começo de um negócio, mas não é sustentável.
3. Adiar investimentos em marketing
A relação com os clientes de seu produto e serviço não deve ser desprezada. Investir em comunicação e marketing demanda capital e, às vezes, mão de obra terceirizada, mas é essencial para o crescimento de uma empresa. “O problema é o empreendedor ficar só na operação e não conseguir olhar para a empresa”, afirma Mello.
Para Kalaf, sem uma marca exposta de maneira efetiva no mercado a empresa restringe seu potencial de vendas. “Uma das grandes armadilhas para uma empresa é depender de somente um ou dois clientes”, explica.
4. Não atualizar o planejamento
Um bom planejamento precisa de atualização diária, mensal e anual. Qualquer alteração do mercado pode gerar mudanças significativas no seu negócio. De acordo com Mello, os empresários tendem a negligenciar o planejamento, pois acreditam que uma vez realizada não precisa de um acompanhamento.
Isso vale tanto para o planejamento quanto para o controle das finanças de seu negócio. “É preciso tempo e disciplina para administrar os custos da empresa”, diz Kalaf.
Links Úteis
Indicadores de inflação
03/2025 | 04/2025 | 05/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | -0,50% | 0,30% | -0,85% |
IGP-M | -0,34% | 0,24% | -0,49% |
INCC-DI | 0,39% | 0,52% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,51% | 0,48% | |
IPC (FIPE) | 0,62% | 0,45% | 0,27% |
IPC (FGV) | 0,44% | 0,52% | 0,34% |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,43% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,64% | 0,43% | 0,36% |
IVAR (FGV) | -0,31% | 0,79% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.5775 | 5.5805 |
Euro/Real Brasileiro | 6.36537 | 6.38162 |
Atualizado em: 09/06/2025 13:40 |