Notícias
Apostar na criatividade dá bons resultados para os negócios
A criatividade pode ajudar micro e pequenas empresas a competir num mercado cada vez mais concorrido.
A criatividade pode ajudar micro e pequenas empresas a competir num mercado cada vez mais concorrido. O investimento em modelos de negócios diferenciados passa por todas as etapas do processo produtivo, da concepção à venda, e pode ser utilizado em qualquer segmento. O administrador Ricardo Luiz Rocco percebeu que a prestação do serviço de higienização de colchões seria algo criativo e com mercado no Brasil.
Com 20 anos de experiência como executivo de multinacionais, Ricardo deixou o emprego em uma delas, há três anos, e decidiu abrir o próprio negócio. Após intensa pesquisa no mercado internacional, resolveu investir em algo diferente. Abriu uma pequena empresa que é a única licenciada no País para operar com o serviço da norte-americana Hygienitech, que faz limpeza a seco e por sucção dos ácaros (insetos invisíveis a olho nu) após matá-los por meio de raios ultravioleta.
“Tenho um trabalho duplo. Além de difundir a marca, preciso criar o conceito e a cultura do serviço de higienização. Ao mesmo tempo que meu negócio possui risco maior, o retorno também pode ser grande se a ideia for bem aceita pelos consumidores brasileiros”, afirma Ricardo.
Criatividade é negócio
Com tanta oferta de serviços e produtos no mercado, a saída para ganhar o consumidor é realmente oferecer um produto diferenciado. Introduzir o conceito de criatividade nos negócios é uma mudança de paradigma, como ressalta o gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia (UAIT) do Sebrae, Edson Fermann. “Temos que pensar que criatividade é negócio”, assinala.
A criatividade é o caráter imaterial e intangível dos bens, segundo observa o presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Francisco Saboya. “A sociedade urbana quer consumir aquilo que é feito pela criação. Por exemplo: não há muita diferença nas funções de um celular ou de outro, no entanto os consumidores pagam melhor para ter o que é mais criativo”, afirma Saboya.
Links Úteis
Indicadores de inflação
03/2025 | 04/2025 | 05/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | -0,50% | 0,30% | |
IGP-M | -0,34% | 0,24% | -0,49% |
INCC-DI | 0,39% | 0,52% | |
INPC (IBGE) | 0,51% | 0,48% | |
IPC (FIPE) | 0,62% | 0,45% | |
IPC (FGV) | 0,44% | 0,52% | |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,43% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,64% | 0,43% | 0,36% |
IVAR (FGV) | -0,31% | 0,79% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.5836 | 5.5866 |
Euro/Real Brasileiro | 6.38162 | 6.39795 |
Atualizado em: 06/06/2025 01:54 |